terça-feira, 4 de outubro de 2011

Festa de São Cosme de Damião é tradição em Sacramento (MG)

Santos protetores das crianças é dos doentes
Ailton Rezende
 Lázaro Bento de Faria, sua esposa Doralice Alves silva Faria, apoiados por um grupo de pessoas têm mantido a tradição da festa de São Cosme e Damião no Alto Santa Cruz. A festa acontece aconteceu no dia 18 de setembro, na Rua Argila, outra tradição que vem mantida há 18 anos na cidade, com a reza do terço brincadeiras para as crianças e distribuição de guloseimas, refrigerantes, bolos e a tão esperada sacolinha surpresa.
 A euforia é geral, inclusive do organizador. Que conta como começou a festa a minha cunhada Marlúcia Alves da Silva, hoje já falecida nem por isso deixamos a festa acabar, mas demos continuidade, com um quilo de balas ela distribuiu as crianças, no ano seguinte comecei a ajuda-la e a festa foi crescendo com ajuda de muitas pessoas. A cada ano mais doces e balas, até chegar ao bolo. É uma realização pra gente, e muito boa ver a felicidade das crianças. Se todos fizessem o que fazemos, o mundo seria bem melhor. É bom ver uma criança sorrir finalisa Lasaro.

Cosme e Damião
são dois santos mais citados na igreja, cuja data é comemorada no dia26 de setembro. Seus nomes de batismo eram Acta e Passio. Eram irmão gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Diz à história que desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levaram a muita saúde do corpo e da alma.
 Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano de 300 da era cristã, foram presos, pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre: “Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder!” diante da insistência, quanto á adoração ao criador do céu e da terra!” jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303”. Depois de morto- segundo a historia- apareciam materializados ajudando crianças que sofriam violências.
 São Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos, barbeiros e cabelereiros, orfanatos, creches, doceiras. São protetores das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário