quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Missa Latino-Americana e realizada em Sacramento

Gruta dos Palhares, ponto turisco de Sacramento 
Ailton Rezende

 Paz, amizade religiosidade, alegria, união todos esses sentimentos afloraram no público presente sob a grande pedra que forma Gruta dos Palhares, em Sacramento (MG) no dia 1º, durante a I Missa Latino- Americana, acompanhada sinfonia das maritacas, que cantou e enalteceu a todos.
O ato leigo litúrgico ficou por conta dos holambrenses, do Instituto de Dança Viva, da cidade paulista de Holambra, que prontamente aceitaram o convite das organizadoras da dança circular em Sacramento, Lize de Block e Maristela Ramos, que idealizaram a Missa em homenagem a São Miguel Arcanjo, comemorado no dia 29 de setembro.
Maristela disse que “a ideia inicial era comemorar São Miguel com um ritual mais simples, uma dança com as pessoas de Sacramento mesmo. Só que a ideia cresceu, ganhou a simpatia, tornou outra dimensão e nasceu a ideia de convidar o grupo de o grupo de Holambra (SP), fazer a dança circular em homenagem a São Miguel, um momento de profunda meditação e reflexão”.
E de fato. Todos os presentes, o prefeito Wesley De Santi, Superintendente de Turismo e Cultura de Amir Salomão, ex-prefeito José Alberto a inúmeros convidados todos eram pura compenetração, durante a apresentação do Kyrie Eleison, o Glória, Credo, sanctus, Agnus Dei Pai Nosso, com duração de 45 minutos e, se encerrando com uma grande dança circular. Todos participando do momento sob a pedra da Gruta entenderam o chamado de Santo Agostinho: “Aprenda a dançar, senão os anjos no céu. Não saberão o que fazer contigo”. E se contando com outras danças de diversas origens: árabe, chinesa, indígena, e também com o grupo de dança circular de Sacramento (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário